Supesp participa de Feira DroneShow Segurança em São Paulo

23 de maio de 2022 - 15:26

Evento voltado para as tendências, desafios e experiências de uso dos drones no Brasil nos setores de segurança pública, privada e defesa civil, o DroneShow Segurança é mais um encontro de tecnologia que contou com a participação de representante da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp). A iniciativa aconteceu do dia 17 ao dia 19 de maio, em São Paulo, dentro do evento macro Mundo Geo Connect e teve a presença do geógrafo Flávio Moreira, da Diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp/Supesp).

No primeiro dia (17/5) do evento, na Abertura DroneShow 2022, houve o lançamento do novo Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT), que consiste em um sistema para comportar o cadastro para novos tipos de drones e trazer novas funções para atender às demandas da atualidade, bem como atender às necessidades e oportunidades do futuro.

No segundo dia (18/5), aconteceu a programação do painel CITinova: Tecnologia e Inovação para Cidades Sustentáveis, que teve como objetivos desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis. Além, também, de apresentar principalmente os cases de sucesso em Pernambuco e no Distrito Federal.

Segundo o geógrafo Flávio Moreira (foto abaixo com máscara) , um dos momentos mais esperados do evento foi a apresentação do painel DroneShow Segurança, que contou a participação das principais Forças de Segurança que são referência na utilização de drones em suas atividades rotineiras dos órgãos e agentes de segurança pública e da defesa civil. Houve também um momento destacado para as iniciativas de segurança privada.

Na ocasião, houve o lançamento do primeiro livro brasileiro nesta área: “Drones, Investigação Criminal e Segurança Pública”, dos autores Higor Vinícius Nogueira Jorge, Mauro Roberto de Souza Júnior Éverson Aparecido Contelli, no qual foram sintetizadas várias aplicações práticas, aspectos jurídicos e legislação sobre Aeronaves Remotamente Pilotadas no enfrentamento à criminalidade.

“É muito importante um evento dessa amplitude para a segurança pública em geral, bem como para Supesp, pois faz parte de um movimento contemporâneo de compartilhamento constante de experiências múltiplas de órgãos governamentais e sociedade civil, fundamental na construção produtiva da integração entre as ciências debruçadas em projetos de boas práticas com foco no bem-estar do cidadão. Além da mencionada amplitude, essa troca avança quanto à utilização das mais novas geotecnologias estratégicas para o desenvolvimento urbano e humano em diversas áreas da sociedade. Com essa prospecção, avaliamos que a participação da Supesp se faz necessária nos próximos anos, a partir da divulgação e compartilhamento das suas práticas e na sua consolidação como referência no cenário nacional”, destacou Flávio Moreira.

Para o último dia (19/5), aconteceu o workshop “Geotecnologia: a solução para melhor gestão de projetos públicos e privados”, que debateu o uso da tecnologia geográfica e a geoinformação para o ganho de eficiência em todas as instâncias governamentais, sejam elas, federal, estadual ou municipal; bem como nos projetos de infraestrutura da iniciativa privada. A programação foi encerrada com a participação no workshop Boas Práticas de Cadastro Territorial nos Municípios, o qual tem o propósito de apresentar cases de sucesso em projetos e ações no âmbito do cadastro territorial desenvolvidas nos municípios brasileiros, bem como discutir seus impactos como ferramenta na gestão municipal e apresentar a proposta de NBR ABNT 17047 – levantamento cadastral territorial para registro público.