Bombeiros militares da Ciops/SSPDS são capacitados para o uso do Sigo 2.0

29 de dezembro de 2022 - 12:09 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), realizou, na manhã desta quinta-feira (29/12), um treinamento para os bombeiros militares que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da secretaria. A iniciativa teve o objetivo de apresentar a mais nova versão do Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo 2.0), utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para auxiliar nas ocorrências.

A ferramenta foi desenvolvida pela Supesp, por meio da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) e conquistou o terceiro lugar na final do ‘VI Premio Anual Gestion para Resultados en el Desarollo 2020’, na categoria “Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados”, em 2021.

O tenente-coronel da Supesp, Ricardo Catanho e o geógrafo e assessor Flávio Moreira, ambos da Diesp são os idealizadores e desenvolvedores da ferramenta. Catanho explica que o sistema trouxe melhorias no gerenciamento no atendimento das ocorrências, trazendo mais precisão e agilidade nos serviços prestados à população. “O chamado chegará, eles verão do que se trata e verificarão já na tela do computador quais os quartéis que estão mais próximos dali, o que têm o efetivo e quais as condições mais adequadas para aquele tipo de ocorrência. Porque não basta que esteja geograficamente mais próximo, tem que estar apto a receber aquele chamado “, afirma Catanho.

Amplitude

O Sigo 2.0 também ajudará na escolha de viaturas e de rotas não só para atendimento de incêndios, mas também de salvamentos e qualquer tipo de sinistro. Totalmente idealizado pela Supesp e desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, a ferramenta também vai agilizar o trabalho do CBMCE e colaborar para planejamentos operacionais.

“Por exemplo, vamos ter a localização georreferenciada de todas as ocorrências, o que vai permitir projetar quais locais têm mais incidência de sinistros e em quais horários isso acontece com mais frequência. Isso resultará em um planejamento de onde deverá ter mais quartéis. Com a localização exata dos incêndios, também vamos poder agir mais e melhor de forma preventiva”, analisa o tenente-coronel Catanho.

O Sigo 2.0 ainda vai permitir uma atualização da situação dos hidrantes de Fortaleza, assim como apontar as regiões que necessitam mais desses equipamentos. A ferramenta, que foi desenvolvida sem custo para o erário público, deve começar a operar a partir desta sexta-feira (30/12).