Supesp e CBMCE se reúnem para tratar atualização de sistema de verificação de ocorrências

13 de março de 2025 - 13:31 # # # #

Criado, originalmente, para auxiliar nas ocorrências de incêndios e facilitar a localização de forma rápida e eficiente aos hidrantes, as melhores vias de acesso e os quartéis em melhores condições de envio da viatura, o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo 2.0) passará por uma modernização para atender outras demandas. Segundo os técnicos especialistas, a primeira versão aperfeiçoa o trabalho, o agente ganha tempo e, consequentemente, ameniza prejuízos materiais e aumenta as chances para salvar vidas.

Representantes da Supesp e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará discutiram termos para atualização de sistema

Idealizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a nova versão do Sigo trará atualizações do sistema operacional utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.

Com a finalidade de discutir essas adequações do sistema, estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira (11), na sede da Supesp, o superintendente do órgão, Nabupolasar Feitosa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Barreto; o comandante-geral adjunto, coronel Wagner Maia; o diretor da Diesp, coronel Gonçalo Barreto, além do assessor Flávio Moreira.

O Sigo 2.0, de acordo com o geógrafo Flávio Moreira, da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), e um dos idealizadores do sistema, junto com o coronel Ricardo Catanho (CBMCE), também ajudará na escolha de viaturas e de rotas não só para atendimento de incêndios, mas também de salvamentos e qualquer tipo de sinistro. A ferramenta também vai agilizar o trabalho do CBMCE e colaborar para planejamentos operacionais. A tecnologia foi desenvolvida no final de 2021.

Geógrafo e assessor da Diesp, Flávio Moreira, um dos responsáveis pela idealização do sistema

Um dos princípios da ferramenta é, também, se enquadrar no sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), lançado pelo Governo do Ceará por meio da SSPDS e no Índice de Prevenção e Salvamento (ISP) do CBMCE.

Sistematização

Para o superintendente da Supesp, esse trabalho vai consolidar ainda mais a excelência do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros à sociedade cearense. “Além do painel de busca e salvamento já disponíveis em nosso site, vamos aprimorar as informações e indicadores que possam municiar a corporação no diagnóstico de vários tipos de situações de risco, não apenas incêndios, ampliando mais nossa lente de prevenção a acidentes”, disse o superintendente.

Sigo é destaque internacional

Além da Medalha do Mérito Funcional do Governo do Estado do Ceará em 2021, o sistema Sigo já recebeu reconhecimento e premiação internacional como o terceiro lugar na final do ‘VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarollo 2020’, na categoria “Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados”. O Sigo foi o único representante, na categoria, do Ceará e do Brasil, na premiação internacional promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prêmio internacional gerou um convite para Supesp apresentar a ferramenta no Seminário Internacional da Rede de Governos Subnacionais (Rede), que agrega países da América Latina e Caribe.

O Sigo tem chamado constantemente atenção pelo interessante recurso tecnológico, que auxilia no salvamento de vidas, e que teve custo zero aos cofres públicos estaduais. Também compôs capítulo do livro do Governo do Ceará, intitulado “Serviço Público: Práticas e Reflexões”. O texto foi apresentado por meio de artigo elaborado por técnicos da Supesp/Diesp, após o sistema ter sido selecionado entre diversas proposições de diferentes secretarias de Estado.