Supesp apresenta estrutura de diagnósticos do PreVio
8 de janeiro de 2025 - 15:23
Em reunião virtual realizada na última sexta-feira (03/1), assessores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participaram e apresentaram a estrutura e a metodologia de diagnósticos do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). O objetivo do encontro é definir a escolha dos territórios municipais prioritários de violência e vulnerabilidade, que serão atendidos pelo programa em 2025, além do direcionamento desses diagnósticos.
Estiveram presentes à reunião, os assessores da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas/Supesp) Giovanna Santiago e Eudázio Sampaio, que descreveram toda a estruturação, metodologia e encaminhamento do diagnóstico para a escolha dos territórios. Os demais participantes eram representantes do próprio PReVio, entre eles, os assistentes técnicos Adriano Oliveira e Jardel Felipe, que representaram o coordenador do programa, Avilton Júnior.
Eficácia
Para o geógrafo e assessor da Dipas, Eudázio Sampaio, o diagnóstico é um instrumento fundamental para a construção de políticas públicas de segurança mais assertivas e eficazes, pois permite compreender detalhadamente as dinâmicas territoriais da violência e as vulnerabilidades sociais de cada município. “Com base nesses dados, conseguimos não apenas identificar os territórios prioritários, mas também orientar ações de prevenção que dialoguem diretamente com as realidades locais. Essa abordagem qualificada é essencial para garantir que o Programa PreVio tenha impactos concretos e duradouros na redução da violência no Ceará”, disse Eudázio.
PreVio
O projeto é coordenado pela Assessoria Especial da Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria de Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), com suporte de dados e informações estratégicas da Supesp. Em ação inédita no Brasil na área de prevenção à violência, o Previo conta um investimento de R$ 350 milhões, fruto de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado. A expectativa é que o Programa impacte mais de 100 mil pessoas dos dez municípios cearenses mais populosos: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Maracanaú, Quixadá e Maranguape.