Secretários debaterão Segurança Pública e Vulnerabilidades Sociais em seminário

3 de maio de 2024 - 12:40 # # # # # # # #

Do dia 20 ao dia 21 de junho de 2024, a Segurança Pública no Ceará será centro de debate durante o 1º Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, que acontece no auditório do Centro Integrado de Segurança (Cisp). Na pauta, temas como inovação, tecnologias e políticas públicas aplicadas à segurança pública, estratégias, ciência de dados, estatísticas, inteligência criminal na prevenção e combate à criminalidade, além de propostas e artigos científicos, ganharão destaque com participantes e palestrantes de várias partes do país.

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, fará Mensagem de abertura da Mesa Redonda sobre Vulnerabilidades Sociais

Um dos momentos mais esperados será a mesa redonda com o tema “Segurança Pública e Vulnerabilidades Sociais: Abordagens Transversais”, que contará com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), Samuel Elânio, e representantes das secretarias transversais da Mulheres, da Juventude, da Diversidade, Igualdade Racial, Indígena e Direitos Humanos. O debate acontece dia 21 de junho, sexta-feira, às 14h.

Superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, realizará palestra sobre Novas Estratégias Aplicadas à Segurança Pública

“A secretaria, por meio da Supesp, vem reforçando com as demais secretarias que trabalham com políticas transversais, a importância dessa troca de informações, de dados, para qualificar cada vez mais o combate e a prevenção a esse tipo de crime, tratando com todo zelo e cuidado essas políticas públicas, como já fazemos com vários acordos de cooperação com algumas delas, fortalecendo essa parceria e aproximação”, pontuou o secretário.

         Secretária das Mulheres, Jade Romero, é uma das convidadas da Mesa Redonda sobre Vulnerabilidades Sociais

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, a realização deste seminário é um marco na discussão sobre o trabalho na segurança pública no estado do Ceará, seu aperfeiçoamento, resultados e desafios. “É um momento onde poderemos apresentar à população tudo o que vem sendo desenvolvido para alcançarmos melhores indicadores contra a criminalidade, nosso trabalho diário para apresentar estratégias e soluções para este problema, que tem sido a prioridade do governador, do secretário e dos gestores deste segmento”, ressaltou o superintendente.

                          A secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, participa de debate do I Encontro de Pesquisa da Supesp

As inscrições, que são gratuitas, começam a partir de segunda-feira (06/04), no site da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) www.aesp.ce.gov.br, parceira do evento junto com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), idealizadora e promotora do seminário. Todas as informações do evento também serão atualizadas no site da Supesp: www.suspesp.ce.gov.br.

Juliana Alves é Cacika do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará.

Uma das convidadas para o debate, a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, ressalta a importância da discussão, pois todas as instituições são perpassadas de racismo; “então é fundamental descortinar isso, o que isso significa para os grupos marcados por essa vulnerabilidade racial, social, e pensarmos políticas públicas eficazes e efetivas no âmbito da segurança pública. Esse diálogo é muito significativo para nós que trabalhamos com população negra, povos ciganos, quilombolas, povos originários, que sofrem historicamente com essa discriminação”, finalizou.

Intersetorialidade

Na visão da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, a segurança pública é uma questão intrinsecamente ligada às diversas dimensões da vulnerabilidade social. “A produção científica é fundamental para uma política pública assertiva. Este encontro representa um passo crucial na construção de abordagens transversais que visam garantir a proteção e a dignidade de todas as pessoas em nossa sociedade. A parceria da Secretaria da Diversidade com a Supesp, vinculada da SSPDS, por meio de cooperação técnica, proporcionou o desenvolvimento do Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTFóbica, fortalecendo ainda mais nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população LGBT+ no estado do Ceará”, explicou a secretária.

Secretária Socorro França é outro nome confirmado para o debate entre os secretários 

Além do Painel Dinâmico com indicadores sobre Homofobia, Transfobia e Feminicídio, disponível já no site da Supesp, o órgão trabalha no desenvolvimento de indicadores para outras secretarias como a de Igualdade Racial e Povos Indígenas.

                              A Secretaria da Diversidade, da titular Mitchelle Meira, é uma das contempladas com indicadores criminais no site da Supesp

Segundo a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, os direitos humanos são transversais a toda a atuação do Governo, e é com muita alegria que unem esforços em prol da melhoria da vida da população cearense. “Esse momento promovido pela Supesp é de extrema importância, aproximando a gestão pública da pesquisa e reunindo dados e informações que potencializem as nossas políticas públicas”, frisou ela.