Visita da Supesp ao CPRaio consolida ampliação de informações estratégicas para segurança pública

29 de fevereiro de 2024 - 12:09 # # # # # #

Uma das principais unidade da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) está prestes a completar 20 anos de serviço à população cearense e aumenta, cada vez mais, sua atuação nas estratégias de segurança pública.

Nesta quarta-feira (28), em visita à sede do CPRaio, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa e o gerente de Estatística (Geesp), Franklin Torres, reuniram-se com o comando do CPRaio, liderado pelo comandante, tenente-coronel Joaquim Oliveira Silva e o capitão Thiago Aquino Vieira, da Secção de Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Instrução (QOPM/CPRaio).

O encontro teve o objetivo de alinhar as ações entre a superintendência e o comando, delimitando algumas demandas e futuros projetos de mapeamento, diagnóstico e análise sobre a atuação desse comando em todo o estado do Ceará. Na ocasião, foram apresentadas a história, a evolução do comando criado em 2004 e dados sobre a formação, capacitação e performance dos policiais pertencentes ao CPRaio, uma das maiores referências e a maior unidade de motopatrulhamento do país.

“Estar hoje aqui é um orgulho e motivo de muita alegria. Onde nós chegamos, o CPRaio é sempre lembrado como uma grande força atuante na prevenção e combate à criminalidade e tem a simpatia e uma sintonia com a população. Sem falar, claro, no grande impacto nos números na própria segurança pública”, destacou Nabupolasar, quando da entrega de um estudo feito pela Supesp em algumas bases onde o CPRaio no interior e capital, mostrando a queda dos índices de criminalidade a partir da chegada dos policiais deste comando.

Referência e Dados

Somente em 2022, a apreensão de armas pelo CPRAio representou quase a metade, 41,3%, do que foi apreendido em todo o Estado, num total de 2.608 armas e 10% a mais do que fora apreendido no ano anterior. Mas todo esse trabalho é resultado de uma formação contínua e seleção rigorosa, segundo o comandante Oliveira. “Aqui recebemos unidades de segurança, órgãos, para treinamento, troca de informações, capacitações. O Exército, por exemplo, já teve conosco algumas vezes, além de profissionais de outros estados e até da França, em 2023, como os oficiais da Gendarmerie, unidade policial militar francesa”, destacou.

Atualmente, o CPRaio conta com 3.063 policiais em todo o Ceará, sendo cinco batalhões, 1.428 motocicletas, 19 companhias, 58 pelotões e 114 viaturas. Os próximos passos na elaboração de dados e estudos pela Supesp sobre o comando vai viabilizar uma maior compreensão acerca dos modelos e estratégias adotados até aqui, onde os resultados são mais eficazes. A própria Fundação Getúlio Vargas, via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vem desenvolvendo um estudo com esse objetivo que será apresentado em 2024.