Governador destaca trabalho da Supesp durante aula inaugural de futuros PMs e profisionais da Pefoce

21 de fevereiro de 2024 - 19:53 # # # # #

Em seu discurso durante aula inaugural de quase 1.400 futuros profissionais da segurança pública do Ceará, o governador Elmano de Freitas enfatizou a importância do trabalho estratégico desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A solenidade, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/2), foi presidida pelo governador e direcionada aos candidatos aprovados em concursos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

“Quero lembrar aqui a todos vocês, que irão exercer o serviço em prol da segurança pública dos cidadãos cearenses, do importante trabalho que é realizado, hoje, na Supesp, no desenvolvimento de dados e estratégia, que dão suporte a essa missão de combate à criminalidade”, disse o governador.

A formação dos profissionais é promovida pela Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp). Serão formados novos policiais militares, sendo 1.160 soldados e 150 oficiais, além de e 83 futuros servidores da Pefoce, distribuídos entre médicos (13), auxiliares de perícia (24), peritos criminais (41) e peritos legistas (5).

Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, os novos agentes atuarão prioritariamente em Fortaleza e Região Metropolitana. O secretário também pontuou outras recentes iniciativas para fortalecer o Sistema de Segurança Pública. “A lei que reformulou o Sistema de Inteligência vai ser um ganho para a Segurança Pública. Ou seja, teremos profissionais da área de inteligência em todas as regiões do Ceará. As informações vão fluir com mais rapidez para completar as ações da Polícia Militar, da Perícia Forense mas, principalmente, da Polícia Civil. Em breve, também teremos a reestruturação da Polícia Civil. Nisso, dentre várias mudanças, criaremos o Departamento de Combate ao Crime Organizado”, garantiu.

Também estiveram presentes à solenidade o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), Samuel Elânio; o diretor geral da Aesp, Leonardo Barreto; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; e o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto.

Estratégia

Em sua apresentação, o superintendente Nabupolasar Feitosa reforçou como são elaboradas as principais atividades do órgão, que subsidiam as forças de segurança e gestores na implementação de políticas públicas no setor. “Todo policial, quando sai às ruas, sabe exatamente como atuar, onde e até o horário. Uma viatura num determinado bairro, numa rua específica, não está situada ali ao acaso. A implantação de um núcleo da Pefoce no município de Tianguá, na serra da Ibiapaba, região Norte, foi a partir de um estudo sobre os principais problemas de violência na região e como atender a essas demandas”, explicou o superintendente. O gestor ainda fez apresentação em tempo real de mapas, painel dinâmico, onde o público pode conferir as estatísticas por região, dia e tipo de infração, séries históricas entre outros.

I Encontro de Pesquisa

Na ocasião, o superintendente falou sobre a realização do I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará, nos dias 20 e 21 de junho, ocasião em que serão recebidos resumo de artigos científicos sobre quatro temáticas ligadas às áreas de pesquisa, estratégia e políticas públicas em segurança pública. As inscrições podem ser feitas pelo site, de 26 de fevereiro a 27 de março de 2024, prorrogáveis até 10 de abril, através do site www.supesp.ce.gov.br. Confira o regulamento no link https://www.supesp.ce.gov.br/1-encontro/ .

O I Encontro de Pesquisa acontecerá, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com o intuito de debater várias temáticas em torno da segurança pública, reunindo palestras, análises, debates e trabalhos de pesquisa de profissionais da área da segurança pública, estudantes e pesquisadores de todo o país.