Ceará registra 43% de redução nos crimes sexuais durante o Carnaval

15 de fevereiro de 2024 - 11:42 # # # #

O trabalho estratégico e integrado das Forças de Segurança do Ceará resultou na redução de 43% nas ocorrências de crimes sexuais, durante o período de carnaval em 2024, se comparado com o feriado de 2023. Ao todo, foram 12 registros, neste ano, contra 21 no mesmo período do ano passado. Para coibir este e outros tipos de crimes, Ceará contou com o trabalho de 7.730 profissionais da Segurança Pública, incluindo agentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O resultado positivo foi apresentado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dia 14, na sede da SSPDS.

As ações das polícias cearenses também resultaram na diminuição de 100% nas ocorrências de importunação sexual em todo o Ceará. Até a tarde desta quarta-feira de cinzas, dia 14, não houve nenhum registro de ocorrência deste tipo, enquanto no carnaval do ano passado foram cinco casos registrados. Os dados foram coletados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A SSPDS reforça que possíveis vítimas de importunação sexual podem registrar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) a qualquer hora do dia ou da noite. O BO também pode ser registrado da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br. A Deletron atende todo o Estado, a qualquer hora do dia ou da noite.

Tenda Lilás

A segurança e o acolhimento das mulheres também foram reforçados por meio do espaço Tenda Lilás, fruto de parceria entre a SSPDS e a Secretaria das Mulheres. Instaladas nas cidades de Aracati e São Benedito, a iniciativa oferecia atendimento psicossocial e dos órgãos de segurança pública, além de distribuir material com orientações. A SSPDS também reforçou a campanha, organizada pela Secretaria das Mulheres, “Depois do não, tudo é importunação”. O objetivo foi prevenir e combater os crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos.