Supesp se reúne com técnicos da Fundação Getúlio Vargas e do CPRaio da PMCE

30 de agosto de 2023 - 12:17 # # # # #

Técnicos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e representantes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), reuniram-se nesta terça-feira (29/08), na sede da Supesp, para realizar o alinhamento do estudo e do programa, que consiste no envio de dados, estatísticas e métricas pela Supesp aos consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e da FGV.

A iniciativa, resultado de um convênio celebrado com o banco em 2022, prevê a implementação dos ‘hotspots’ ou pontos quentes, que mapeiam com mais detalhamento os pontos com indicadores criminais sensíveis. Além do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, participaram da reunião técnica o consultor e a professora da FGV/Ebape, André Mancha e Joana Monteiro, respectivamente, o professor da Universidade de Los Andes (Colômbia), Michael Weintraub, o gerente de Estatística (Geesp/Supesp), Franklin Torres, o diretor de Estratégia (Diesp/Supesp), coronel Gonçalo Barreto Araújo, e o major Gleidystone Bertoleza de Carvalho, comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, esse trabalho junto com os técnicos da FGV e da equipe do CPRaio mostra a importância de entender a eficácia desse policiamento e como replicar esse modelo em outras situações e localidades. “A Supesp consolida cada vez mais as ações, que dão suporte para as equipes operacionais e os gestores da SSPDS-CE, garantindo, assim, um trabalho permanente na luta pela redução dos indicadores criminais”, acentuou o superintendente.

Impacto

Uma das responsáveis pelas análises e pesquisas sobre a atuação do CPRaio em todo o estado, a professora Joana Monteiro analisa a necessidade de entender como esse formato de motopatrulhamento conseguiu resultados exitosos no controle e redução de índices como os Crimes, Violentos, Letais e Intencionais (CVLI´s), e Crimes contra o Patrimônio (CVP).

“Analisaremos agora o impacto da atuação desses agentes, como se dá essa contribuição, porque essa abordagem é diferenciada, exitosa e como a população avalia essa atuação, porque está dando certo. Como professora e pesquisadora de políticas públicas, é importante identificar que modelos são eficazes no combate à criminalidade e essa parceria com a Secretaria da Segurança do Ceará, a Supesp e o CPRaio da PMCE são fundamentais para este entendimento. Carecemos dessas evidências para aperfeiçoar, testar aprender muito com essa experiência desenvolvida aqui no Ceará”, explicou Joana Monteiro.

Uma parte da equipe, ainda visitou a base do CPRaio no município de Chorozinho, para conhecer a dinâmica e a realidade daquela unidade. Atualmente, o Comando conta com 75 bases, além de duas na capital, 15 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 58 no interior, além de 4.060 câmeras de videomonitoramento em todo o Ceará.