Colaboradores da Supesp destacam a importância do Seminário sobre Proteção do Conhecimento

28 de julho de 2023 - 11:49 # # # # # # #

A gestão de pessoas e de documentos, dados e informações pode parecer tecnicamente simples ou objetivo dentro de um órgão público, mas é preciso estabelecer processos, práticas, rotinas, metas, para que esse fluxo de informações siga um padrão preciso e que seja de manuseio profissional e correto.

Com essas preocupações e proposta de estabelecer os limites, processos e orientações técnicas para o tratamento de informações sensíveis, os colaboradores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participaram nesta quarta-feira (26/07), do Seminário para Proteção do Conhecimento: conceitos e boas práticas relacionadas à produção do conhecimento sensível.

Contratada desde abril de 2023, formada em Estatística e mestranda na área pela Universidade de Campinas (Unicamp), Jamily Santos reforça que o seminário proporcionou um acréscimo valioso à forma como se lida com os dados sensíveis. “Aprendemos estratégias eficientes para proteger essas informações de maneira adequada, garantindo sua segurança e confidencialidade. Com os conhecimentos adquiridos, começamos a nos preparar mais para enfrentar os desafios relacionados à segurança dos dados em nosso cotidiano”, disse Jamily.

Durante o período da tarde, todas as diretorias e gerências da Supesp apresentaram as informações do seu setor e como podem se adequar melhor para o tratamento dos dados na área da segurança pública. A Diretoria de Estratégia (Diesp) trouxe os estudos e estratégias que vêm sendo desenvolvidas para o mapeamento dos indicadores criminais junto com a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp). Na ocasião, os colaboradores puderam, também, identificar as diferenças entre documentos secreto, ultra-secreto, reservado, confidencial e os processos para o controle de armazenamento, acesso e destinação de dados e documentos.

É um trabalho de constante atualização, pesquisas, reuniões com as forças de segurança, segundo o assessor I da Diesp e capitão da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Júlio César Ribeiro. “Com esse trabalho integrado com a Dipas e a Geesp e a coordenação do coronel e diretor da Diesp Barreto Araújo e do superintendente, estamos produzindo muito conhecimento acerca da criminalidade e o modo prevenção e combate”, diz Júlio, que compõem na Diesp um time com profissionais com experiência na segurança operacional na PMCE ou Polícia Civil (PC-CE), um geógrafo e uma profissional na área administrativa.

Dados e administrativo

Para muitos colaboradores, o seminário foi uma oportunidade muito importante para conhecer a própria Supesp. “Participar do seminário foi importante especialmente para mim como recém-contratada, pois além do conhecimento necessário adquirido com as palestras da Abin, pude conhecer melhor a história da Supesp e os setores que a compõem”, afirmou Izabele Barros, da Geesp.

A apresentação da Gerência Financeiro Administrativo (Gefin) mostrou a importância do tratamento correto das informações e documentação. A gerente, Sheiliane Luz, identificou todos os processos para o funcionamento burocrático do órgão, seu histórico e as novas instalações do Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp). Segundo uma das mais experientes no setor, a tecnologia se destaca como ferramenta de trabalho indispensável o constante aprimoramento na segurança da informação. “O Seminário de Sensibilização para a Proteção do Conhecimento trouxe aos servidores e colaboradores da Supesp à conscientização desta segurança de dados, indicando melhoramentos na rotina do órgão, que proporcionará a qualidade de gestão e guarda de informações sensíveis”, explicou a assessora Ana Lídia Castro.

A Dipas e Geesp, respectivamente, trouxeram um histórico das atividades de cada setor, a ampla pesquisa desenvolvida para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), com indicadores socioeconômicos e de criminalidade detalhados, visando a aplicação de recursos para prevenção em dez municípios cearenses, de várias regiões do estado. “Além desse amplo trabalho que já vem sendo desenvolvido com a entrega dos Documentos que constam o Diagnóstico Preliminar de Violência para os 10 municípios do PreVio, os técnicos da Dipas planejam e entregam produtos específicos como estudos temáticos, estudos regionalizados e relatórios técnicos de política de segurança pública, por exemplo”, atestou a economista Priscila Rodrigues.

No contexto da estatística, dados, mapas, o gerente da Geesp, Franklin Torres, esclareceu todo o início do surgimento do setor, quando ainda não existia a Supesp, a necessidade de uma padronização dos indicadores da segurança pública, sua evolução, até os dias atuais em que o setor, juntamente com o próprio órgão, são referência para diversas outras secretarias e o próprio Ministério da Justiça. “Nosso modelo de trabalho preza pela transparência, rapidez e objetividade das informações e, por isso, somos citados e bem ranqueados nesses quesitos pelo próprio Fórum de Segurança, uma das maiores fontes sobre o assunto no país”, pontuou Franklin Torres.

Ao final do seminário, todos os participantes receberam o Certificado com a conclusão dos cursos da Lei de Acesso à Informação (LAI), da Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD) e do próprio seminário.