Ministério da Justiça lança nova versão do Sistema Nacional de Informações

31 de maio de 2023 - 08:51 # # # # # #

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta terça-feira (30), em Brasília, a nova versão do Validador de Dados Estatísticos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp VDE), que passará a contar com 28 indicadores criminais, incluindo feminicídio, tentativa de homicídio, suicídio e desaparecimento – atualmente, o Sinsep é responsável pelo monitoramento de nove indicadores de violência. O Sinesp é a plataforma usada pelos profissionais de segurança pública dos estados para encaminhar dados de segurança pública e defesa social de forma mais eficiente e célere. A adesão ao novo sistema será decidida por cada unidade federativa.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) está representada pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), por meio do seu superintendente, Nabupolasar Feitosa, do gerente de Estatística, Franklin Torres e do assessor técnico Matheus Osterno.

A apresentação da nova etapa do Sinesp aconteceu durante a Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública, que reúne representantes da segurança das três esferas e tem o objetivo de fortalecer o Sinesp como meio e instrumento para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Além da ampliação, o novo sistema permitirá também que dados nacionais oficiais sejam validados a cada trinta dias, diferentemente dos 90 atuais. Outra novidade é que os indicadores serão apresentados com base no número de vítimas e não apenas de ocorrência, o que possibilita dados mais minuciosos, como gênero, raça e idade.

Indicadores

Segundo o superintendente Nabupolasar Feitosa, o lançamento da ferramenta denota um esforço conjunto de gestores da segurança pública em oferecer melhores mecanismos de transparência, agilidade e precisão nos dados de indicadores criminais. “É muito importante a presença do Ceará neste encontro, alinhado com uma política pública que já mostra resultados e é referência inclusive para o Ministério da Justiça”, disse o superintendente.

Fonte: Ministério da Justiça