Diretoria da Supesp apresenta diagnóstico com dados da segurança pública para Sobral

27 de dezembro de 2022 - 14:27 # # # # #

Na semana em que o Governo do Ceará comemorou cinco anos de implementação do Pacto por um Ceará Pacífico, no município de Sobral, a equipe da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) apresentou o Diagnóstico Preliminar de Vulnerabilidades e Violência para este município. O encontro ocorreu de forma virtual na última quinta-feira (22).

Na ocasião, estiveram presentes o coordenador do Pacto por um Ceará Pacífico no interior, Pádua Campos; a equipe que atua no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) em Sobral; a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral, Andrezza Coelho; e a secretária de Segurança Cidadã do Município, Emanuela Vasconcelos Leite.

O diagnóstico, apresentado pela diretora da Dipas, Manuela Cândido, trata sobre análise de dados e espacialização das principais informações da segurança pública nos seis territórios definidos para a atuação do PreVio. Foram apresentados os processos e as dinâmicas dos índices de criminalidade em Sobral, servindo como subsídios para diversas tomadas de decisão por parte dos gestores e agentes de segurança pública. O estudo poderá dar suporte para a formulação de ações e políticas públicas voltadas para a redução dos índices de criminalidade e vulnerabilidades.

Território

A equipe da Dipas vem trabalhando com o estudo Diagnóstico e Vulnerabilidades Sociais. Foram entregues recentemente o estudo para cinco territórios de Fortaleza. O diagnóstico visa subsidiar, qualificar e embasar o planejamento de políticas públicas de prevenção à violência no âmbito dos dez municípios priorizados pelo PreVio, como enfatizado no material entregue pela Dipas à equipe de assessoria especial do programa, em novembro último.

Além da diretora da Dipas, Manuela Cândido, atuam nesse trabalho o geógrafo Eudázio Sampaio, a socióloga Giovanna Santiago e a economista Priscila Falconeri, todos assessores da diretoria. Os próximos municípios a terem seus diagnósticos apresentados são Maranguape e Caucaia, cuja previsão de entrega é para os meses de janeiro e fevereiro de 2023.