Supesp/Dipas apresenta estudo para atuação no Previo em Fortaleza

15 de dezembro de 2022 - 15:35 # # # # # #

A Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp) apresentou, nesta última terça-feira (13/12), no gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, um estudo técnico com subsídios para a delimitação de território para a atuação do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (Previo) em Fortaleza.

De acordo com a diretora da Dipas, Manuela Cândido, nessa etapa do estudo foi entregue o diagnóstico por cinco territórios de Fortaleza, mas faltava um que não havia sido definido. O estudo visa subsidiar, qualificar e embasar o planejamento de políticas públicas de prevenção à violência no âmbito dos 10 municípios priorizados pelo programa, como enfatizado no Diagnóstico de Violência e Vulnerabilidades entregue pela Dipas à equipe de assessoria especial do programa, em novembro último.

Eudázio Sampaio, assessor/geógrafo da Dipas, explica que a definição do território serve de base para atuação em áreas prioritárias por parte da equipe do PreVio, ao buscarem prevenir e reduzir a violência em bairros como a Barra do Ceará e o Cristo Redentor.

Além disso, destaca o geógrafo, os parâmetros para definição deste território foram estruturados em quatro eixos: 1) áreas críticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI); 2) Localização dos equipamentos públicos, incluindo saúde, educação, assistência social e principais vias de acesso; 3) Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), calculado pelo IPEA; e, 4) aspectos de adensamento populacional, extensão territorial e aglomerados subnormais.

Napaz

A partir disso, explica a diretora Manuela Cândido, foi realizado o estudo de mapeamento para definição do território que faltava. Esse trabalho, esclarece a diretora, é super relevante porque balizará a escolha do local que sediará o Napaz, projeto dentro do Previo que fará a articulação de políticas públicas considerando a realidade do território específico, equipamentos e serviços públicos disponibilizados. Ficou definido que, da Área Integrada de Segurança 8 (AIS’8), seriam selecionados os bairros Barra do Ceará e Cristo Redentor para concentrar as ações.

Além da diretora Manuela Cândido e do assessor Eudázio Sampaio, participaram da reunião os integrantes da Dipas Giovanna Santiago (socióloga/assessora) e a equipe da Vice-Governadoria, Pedrita Viana, Ozanira Aquino, Wendy Camelo, Marília Góis e Ana Paula Costa. “Concluímos Fortaleza e Sobral, inclusive na próxima semana teremos apresentação desse material de Sobral para a equipe técnica do Previo e na sequência, em janeiro ou fevereiro, deverão ser entregues os municípios Maranguape e Maracanaú até a conclusão dos 10 municípios.