Dipas/Supesp realiza Curso de Análise Geoespacial, Estatística Criminal, Pesquisa e Avaliação

1 de novembro de 2022 - 10:59 # # # # # # # #

Dando continuidade às capacitações, aos treinamentos e aos cursos voltados aos profissionais da área da segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), por meio da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), realizou o Curso de Análise Geoespacial, Estatística Criminal, Pesquisa e Avaliação, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

O objetivo é de intensificar essas ações com o objetivo da formação e do aprimoramento pelos agentes com os sistemas, tecnologias e conteúdos fornecidos pela Supesp e utilizados no dia a dia por gestores e técnicos na área da segurança. O curso teve carga horária de 20h e foi realizado de forma presencial na sala de crise da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), de 25 a 28 de outubro. A coordenação ficou a cargo da diretora da Dipas, Manuela Cândido e a monitoria dos assessores Giovanna Santiago, Eudázio Sampaio e Priscila Rodrigues.

A capacitação foi dividida em três módulos, sendo Noções de Estatística Criminal, Pesquisas em Desenvolvimento na Supesp, Análise Geoespacial e Segurança Pública e Avaliação e Monitoramento de Políticas de Segurança Pública com a participação de 33 profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Pefoce e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

Para a diretora da Dipas, Manuela Cândido, o curso amplia o entendimento sobre temáticas importantes na rotina de policiais e gestores de forma geral, visando prestar um serviço sempre mais eficiente, completo e transparente. “O curso amplia o entendimento sobre temáticas importantes no âmbito da segurança pública e apresenta as pesquisas desenvolvidas na Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública. As disciplinas abordam estatística básica, construção de mapas criminais, avaliação e monitoramento de políticas de segurança pública. O objetivo foi dar autonomia aos profissionais da segurança pública para que pudessem interpretar mapas, painéis de dados e realizar análises criminais de interesse de suas vinculadas”, destacou.