Supesp se mobiliza para iniciar coleta seletiva de resíduos

9 de junho de 2022 - 13:18 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que já vem promovendo a campanha “Fazer o Bem é Dado Positivo”, em alusão aos quatro anos de fundação da instituição, iniciou mais uma ação para melhorar as estatísticas de reciclagem no Brasil. No país, os números são preocupantes quando o assunto é reaproveitamento de resíduos. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), os brasileiros só reciclam apenas 4% do que é possível e ficam atrás de diversos países com o mesmo patamar econômico.

Diante disso, a Supesp promoveu um encontro, na tarde desta quarta-feira (08/06), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), com a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) e associações que trabalham com coleta seletiva, com objetivo de incentivar a reciclagem nos órgãos de segurança pública.

“Fazer reciclagem é cada vez mais urgente. A Supesp está empenhada, em parceria com a SSPDS, para que a gente assine um termo de compromisso com a UFC para trabalharmos a questão do descarte dos resíduos. Isso é importante não só pro meio ambiente, mas também para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável”, declarou o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos.
A UFC, por meio da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da universidade, realiza ações em parceria com associações que trabalham com resíduos recicláveis, além de promover a educação socioambiental e apoio aos projetos acadêmicos sustentáveis.

Segundo Marcílio Moura, engenheiro ambiental da UFC, o Brasil recicla quase 100% das latas de alumínio utilizadas, mas peca em outros resíduos economicamente menos favoráveis. “A gente precisa pensar, no país, o processo de reciclagem de forma estrutural. Não reciclar significa custo de coleta, de manutenção de aterros, o que gera gastos para o governo e quem paga é a sociedade. Quase tudo que a gente joga fora poderia voltar pro processo produtivo”, explicou Marcílio Moura.

Durante o encontro na SSPDS, a prefeita de Gestão Ambiental da UFC, a arquiteta e urbanista Raquel Dantas, destacou que a iniciativa da Supesp, em pensar na reciclagem e incentivar o intercâmbio com outros órgãos da segurança pública, promove a conscientização coletiva sobre tudo que envolve o cuidado com o meio ambiente. “Essa questão da coleta seletiva é um passo que precisamos avançar, mas quero destacar que é muito mais que coleta seletiva. Temos que falar, também, sobre áreas verdes, da fauna, da água e da energia. A gente está aberto pra tratar de outros temas”, afirmou Raquel Dantas.

Adote um catador!

A Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, entidade beneficiada com a campanha “Fazer o Bem é Dado Positivo”, mostrou aos colaboradores da Supesp o trabalho realizado há 18 anos com reciclagem. Segundo a presidente da associação, Musamara Mendes Pereira, a Rosa Virgínia recicla cerca de 60 toneladas de resíduos mensalmente e atende 22 famílias, gerando emprego e renda. “Todo mundo vê um reciclador passando na rua. Converse com ele, porque pode ser um pai de família. Combine um dia para ele pegar seus resíduos. Pode colocar tudo junto. Só não coloca material de banheiro e resto de alimento por questões de saúde”, explicou Musamara.

Serviço

A Associação Rosa Virgínia fica na Rua 7, nº 20, no Loteamento Santa Teresinha, no Mondubim, em Fortaleza. O interessado em agendar doações de material reciclável pode entrar em contato pelos telefones (85) 3467-3419 ou (85) 98961-1862.

Veja as dicas para reciclagem

–  Adote um catador
– Procure um Ecoponto ou associação
– Não doe restos de alimentos ou material de banheiro