Supesp conhece nova estrutura do Sistema de Informação Policial proposta pela Polícia Civil

8 de junho de 2022 - 15:29 # # # #

Pensando na qualidade do armazenamento de dados das estatísticas criminais, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) se reuniu com membros do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) com objetivo de discutir a reestruturação do Sistema de Informação Policial (SIP3W).

Segundo Franklin Torres, gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Geesp/Supesp), o novo SIP3W trará inovações em relação ao anterior. “É mais flexível para novas demandas e alterações. Achei bem interessante”, afirmou.

A participação da Supesp na apresentação da estrutura para o novo SIP tem como objetivo alinhar a metodologia de armazenamento de dados com as necessidades das investigações policiais. Ainda segundo Franklin Torres, a contribuição da Supesp no sistema passa pelas demandas de estatísticas, que chegam todos os dias à Geesp/Supesp. “A gente precisa de um sistema integrado e que tenha informações relevantes e úteis no dia a dia. Além disso, precisamos da caracterização de vítimas, infratores e informações adicionais de leis específicas como de grupos vulneráveis, a fim de termos uma estatística de melhor qualidade para subsidiar políticas públicas de qualidade para minorias, por exemplo”, concluiu Franklin.

Os profissionais de tecnologia da informação da PCCE fizeram o processo de reestruturação do SIP em oito meses, após estudos de fatos recorrentes em investigações policiais.

“Fizemos análise de como os procedimentos funcionam hoje nas delegacias e será uma nova maneira de realizá-los. O novo SIP tornará possível fazer um vídeo ou um áudio dos depoimentos, por exemplo, podendo registrar até as reações de quem está depondo. Além disso, tudo ficará digital, ou seja, o BO será mais simplificado. O mais importante para os gestores da segurança pública e para o cidadão é que as informações coletadas possam ser transformadas em informações úteis”, declarou o diretor de Tecnologia da Informação da PCCE, delegado Julius Bernardo.