Supesp apresenta temática “Monitoramento e Avaliação de Políticas em Segurança Pública” na Semana gLOCAL

1 de junho de 2022 - 13:51 # # # #

Em evento online e já disponível na internet pelo link do canal Observatório de Fortaleza, no Youtube, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, nesta quarta-feira (1º/06) da Semana de Avaliação gLocal, que neste ano tem como tema geral “A evolução do Monitoramento e Avaliação (M&A) no Século XXI”. O evento será realizado, em todo o mundo, de 30 de maio a 3 de junho.

Nesta manhã de quarta-feira, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, apresentou o painel Monitoramento e Avaliação de Políticas em Segurança Pública”, comentando sobre a missão da instituição e a sua atuação junto à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a partir do desenvolvimento e da criação de sistemas e tecnologias aplicadas na segurança.

Na ocasião, o superintendente esclareceu como a Supesp atua como órgão de ciência aplicada na segurança pública baseada em evidências. “Nosso trabalho consiste no uso de evidências, de dados e métodos científicos aplicados na formulação de políticas públicas, modelos e estratégias de segurança pública para prevenção da violência e redução da criminalidade. Nós trabalhamos com essas ferramentas para criação, aplicação e monitoramento no dia a dia da segurança”, explicou Helano Matos.

Ainda foi detalhada e apresentada ferramentas utilizadas pela Superintendência como os indicadores criminais, estatísticas, manchas criminais e mapas territoriais e microterritórios com fluxos de ocorrências, possibilitando a identificação e o direcionamento de ações e operações policiais. “Atualmente, qualquer cidadão pode acessar esses dados sem a necessidade de solicitação formal pela Lei de Acesso à Informação e sem burocracia; é a transparência ativa. Isso é muito importante para pesquisadores, para a própria Polícia, no estudo e na avaliação da criminalidade e de quais ferramentas atuar para redução desses índices”, avaliou Helano Matos.