Informação pública: Supesp atua com dados abertos e transparência

18 de maio de 2022 - 09:20 # # #

Desde que foi criada em 2018, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE) atua para tornar os dados e as estatísticas cada vez mais transparentes e disponíveis para o público em geral, forças de segurança e segmentos específicos como pesquisadores, jornalistas, estudantes e órgãos de tecnologia, sistema de informação, entre outros.

Nesse período, de maio de 2018 a março de 2022, foram 5.404 demandas atendidas, sem contabilizar os dados que já estão abertos e disponíveis por meio do site da Supesp www.supesp.ce.gov.br/painel_dinamico/, onde é possível identificar informações e índices como Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), Feminicídio, Apreensão de Drogas e de Armas, entre outros.

“Não são apenas números, estatísticas, dados, são elementos que norteiam o planejamento das forças de segurança, o setor de inteligência, que pode estruturar operações, prisões, flagrantes e, principalmente, atuar na prevenção dos crimes de várias naturezas, mantendo os índices de criminalidade cada vez mais em queda”, falou o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, que vem atuando junto a uma equipe multidisciplinar para consolidar o trabalho do órgão na elaboração de informações e dados.

Além dessa transparência passiva, a Supesp atua intensivamente na transparência ativa, por meio do seu endereço oficial na internet, o site www.supesp.ce.gov.br. Lá, o usuário pode encontrar informações estratégicas e precisas sobre índices como Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), Feminicídio, Apreensão de Drogas e de Armas, entre outros.

Entregas

É possível, também, acessar a barra de “Produtos” (https://www.supesp.ce.gov.br/produtos/ ), onde o cidadão tem acesso às Áreas Integradas de Segurança Pública (AIS), divididas e numeradas em um mapa do estado do Ceará. O “Produtos” também possui Infográficos, que mostram as entregas realizadas pela Supesp aos órgãos vinculados à SSPDS. Encontra-se, ainda, nessa barra, Bases Cartográficas/Mapas, em formato PDF, das AIS separadas por Estado, Capital, Interior, Região Metropolitana, Interiores Norte e Sul e mapas das bases das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Pefoce.

Completando a barra de “Produtos”, o site da Supesp reserva espaço para acesso livre do Manual do Proteger, informações sobre as Políticas de Gestão de Risco, de Segurança da Informação, além de Artigos Científicos relacionados à segurança pública, Cartilhas de Segurança em Redes Sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, Telegram, Whatsapp, Twitter e Dicas Gerais) e orientações sobre questões de gênero e sexualidade.

Além das legislações pertinentes sobre Modelo de Gestão, competências, regulamentações e criação da Supesp, encontra-se disponíveis Notas Técnicas sobre a população LGBTQIA+ e o Planejamento Estratégico de 2021-2025, em formato PDF.

Sobre o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger) existe uma ‘aba’ (https://www.supesp.ce.gov.br/proteger/), voltada para a população entender a definição do Proteger, assim como a ‘linha do tempo’ do início até a transformação em Lei de Política Pública de Segurança, além dos mapas com a localização exata de cada base com os endereços.

Também existe a rede social no Instagram @supesp.ce, um importante canal de divulgação de ações do órgão, produtos e serviços de utilidade pública como dicas de segurança nas redes sociais, índices de criminalidade, entre outros.

Comitê Setorial de Acesso à Informação

Na aba com destaque para Acesso à Informação, o usuário poderá identificar informações de servidores, relatórios de ouvidoria, estatísticas e indicadores de resultados, onde poderá analisar com detalhes informes, dados e análises setoriais. O link passa a apresentar, também, dados sobre contratos, convênios, despesas e licitações.