Supesp participa de seminário “Gestão Pública: Perspectivas e Inovação”

3 de maio de 2022 - 15:00 # # #

Ampliando o intercâmbio com instituições de ensino, de tecnologia e de pesquisa, e iniciando a programação pelo seu aniversário de quatro anos, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou do Seminário Gestão Pública: Perspectivas e Inovação. O objetivo é fomentar as discussões acerca da Administração Pública no âmbito internacional, em especial no contexto de Brasil e Portugal, a partir das ações e experiências que podem ser compartilhadas entre esses dois países.

A Supesp foi representada pelo superintendente, Dr. Helano Matos, que apresentou o painel Inovação na Gestão Pública, durante evento que aconteceu na manhã desta terça-feira (3), na sede do Centro Universitário Farias Brito (UniFB), em Fortaleza. No mesmo painel, também integrou a programação o auditor fiscal e subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, João Batista Barros da Silva Filho. A abertura do seminário contou com as presenças do reitor do Centro Universitário Farias Brito, professor Tales de Sá Cavalcante, e do presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), professor Dr. Ricardo Ramos Pinto, que celebrarão a assinatura de protocolo internacional e a apresentação de parceria entre essas duas instituições.

Acompanharam o seminário estudantes dos cursos de Direito, Administração, Ciência da Computação, Engenharia, entre outros. Durante a apresentação do seu painel, o superintendente Helano Matos destacou a missão da Supesp no desenvolvimento de projetos estratégicos, estudos, pesquisas e análises criminais para a elaboração de políticas públicas e operações no combate à criminalidade. O Governo do Ceará é hoje referência para todo o país na redução dos índices de crimes e no uso de sistemas e tecnologias que atuam na prevenção e combate a vários tipos de delitos.

Índices

“Em todo o ano de 2021, o estado atingiu a redução de 18% nos índices de homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e nas lesões corporais seguidas de morte, em todo o território cearense. O Ceará foi um dos estados do Brasil que mais reduziu o número de homicídios em 2021, quando comparados os índices com o ano anterior. Os dados são do Monitor da Violência, publicado no dia 21 de fevereiro, pelo G1, o qual aponta queda de 7% nas mortes violentas em todo o país”, explicou Helano Matos.

Na ocasião, o superintendente também apresentou o funcionamento de sistemas como o Cerebrum, o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), o Status, o Portal de Comando Avançado (PCA), entre outros, que são ferramentas tecnológicas que auxiliam no planejamento e no trabalho de operacionalização das polícias.