Diretor da Supesp atua como docente no curso de pós-graduação em Segurança Pública na Paraíba

12 de abril de 2022 - 14:15 # # # # #

O diretor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Anderson Barboza, atuou como professor no curso de Especialização Latu Sensu em Segurança Pública (CESP), na Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado da Paraíba.

O público-alvo foram oficiais capitães e majores da Polícia Militar da Paraíba e também do Paraná. A disciplina teve como objetivo construir conhecimento sobre direitos humanos a partir de uma abordagem histórica, filosófica e crítica, permitindo a reflexão sobre a aplicação dessas informações no campo da segurança pública.

Os tópicos foram: O Problema da Aplicação dos Direitos Humanos no Mundo e no Brasil: Desafios Contemporâneos; O Profissional de Segurança Pública e os Direitos Humanos: Dilemas e Percepções; História dos Direitos Humanos: da Modernidade à Contemporaneidade; Direitos Humanos e Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade; Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública e Vitimização Policial; O Policial como Educador em Direitos Humanos.

“Ministrar aula para oficiais de duas policias militares, sobre um tema tão importante como Direitos Humanos, representa uma grande honra por representar meu estado e as duas instituições das quais faço parte: a Polícia Militar do Ceará e a Supesp. É a primeira vez que eu ministro uma disciplina para um curso dessa natureza em outro estado”, declarou Anderson Barboza que é também capitão da Polícia Militar do Ceará.

Segundo o coordenador da especialização, o capitão da Polícia Militar da Paraíba, Fábio França, o diretor da Supesp teve ótima repercussão entre os alunos. “O capitão Anderson, no Ceará, é um grande representante de um grupo de policiais que se tornaram pesquisadores acadêmicos em nível de Brasil. Ele tem contribuído bastante com reflexões, especialmente de cunho crítico, além de possibilitar diálogo com a parte mais técnica das pessoas que trabalham na gestão de segurança pública”.

A capitã da PM da Paraíba e aluna do CESP, Jackeliny Kalkmann, acredita que quando o policial tem conhecimento gera mudança na visão da sociedade em relação ao profissional da segurança pública.

“A PM vem passando por processos de mudança e modernização. Temos nos tornado uma polícia mais humanizada. Acho importante quando o PM busca o conhecimento, porque automaticamente vem uma reformulação de uma visão que traz mais técnica e preparo para prestar serviço à sociedade. A disciplina do capitão Anderson, inclusive, foi além do conteúdo nos passando mensagens importantes”, declarou a capitã Kalkmann.