Supesp realiza apresentação sobre a segurança pública do Ceará a oficiais da PMESP

11 de março de 2022 - 15:31 # # # #

Em visita técnica às instalações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), 17 oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) participaram, na manhã desta sexta-feira (11), de uma apresentação das atividades da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizada pelo superintendente Dr. Helano Matos.

A apresentação aconteceu na sala de comando da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, do chefe de Gabinete, Cristiano Lins; da assessora de comunicação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Fátima de Paula; e do tenente-coronel da PMESP, Gentil Epaminondas de Carvalho. Os oficiais paulistas estão em fase de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A capacitação é um pré-requisito para que os profissionais de segurança estejam aptos a serem promovidos ao cargo de major.

O encontro tem o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações estratégicas entre as forças policiais dos estados, principalmente com os setores de inteligência. De acordo com o secretário da SSPDS, Sandro Caron, a estrutura da segurança no Ceará conta com 400 profissionais somente atuando na área da inteligência, que operam diariamente em ações e estratégias responsáveis pela maioria das prisões efetuadas no estado.

“Temos um programa muito importante sendo executado desde 2018, que é o Cientista-Chefe, em que o Governo do Ceará custeia bolsas para desenvolvimento de tecnologias e sistemas aplicados à área da segurança pública como o Status, Agilis, Manchas Criminais, videomonitoramento, entre outros. Em breve, iremos inaugurar o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que vai reunir, numa só estrutura, a secretaria e os comandos das Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros”, explicou o gestor, após elogiar a PMESP e enfatizar que nos últimos meses a SSPDS tem conseguido atingir índices muito positivos.

O secretário enfatizou, ainda, a importância do trabalho em parceria e cooperação de informações pelas polícias dos estados, que tem garantido a prisão de vários suspeitos e acusados. “Quero agradecer e parabenizar muito pelo empenho feito pelo secretário da Segurança de São Paulo, general João Camilo Campos, que só engrandece a missão das polícias militares em todo o país”, completou Sandro Caron.

Tecnologias

Durante a apresentação da Supesp pelo superintendente Helano Matos, foi destacado justamente a gestão de resultados e da política de integração entre os órgãos e a superintendência, responsáveis pela elaboração, desenvolvimento e supervisão de sistemas e tecnologias aplicadas à segurança pública. “Chegamos, por exemplo, ao total de 32,5 mil prisões em 2021, um número recorde de detenções. Aqui desenvolvemos uma parceria muito forte entre as Forças de Segurança, exatamente para alinharmos ações, operações, estratégias que visem manter e aumentar nossa capacidade de promover segurança à sociedade, nosso principal cliente”, enfatizou Helano.

Na ocasião, o superintendente destacou o trabalho que vem sendo realizado e aperfeiçoado para efetivar a capacidade de resolubilidade pelas polícias durante as operações e a atividade de campo. “Alguns sistemas já são usados e referência pelo próprio Ministério da Justiça como o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status) e o Painel Dinâmico. Nesta semana, por exemplo, tivemos mais uma vez um dia inteiro sem registro de homicídio, o que é um feito muito importante dada a dimensão e complexidade do nosso estado”, comemorou Helano, reforçando que essa realidade é resultado de um esforço estratégico, de investimento pelo Governo do Ceará na estrutura das Polícias cearenses, em inovação e tecnologias.

Para o tenente-coronel da PMESP, Gentil Epaminondas de Carvalho, essa troca de experiência é decisiva para o aprimoramento das polícias. “Trabalhamos em conjunto para um bem maior, um resultado mais amplo, que é a segurança e a paz na nossa sociedade. Todos vocês estão de parabéns pelo que tem sido feito aqui no Ceará na área da segurança pública”, disse coronel Carvalho.