Supesp dá continuidade ao Ciclo de Encontros com foco no Corpo de Bombeiros e na Pefoce

10 de março de 2022 - 16:43 # # # # #

Desenvolver ferramentas tecnológicas para combater o crime é uma das ações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O Sistema Tecnológico para Acompanhamento Territorial de Unidades de Segurança (Status) faz parte do acervo de ferramentas utilizadas. Para que o Status seja executado de forma efetiva, profissionais da Supesp realizam constantemente treinamentos e reciclagens para profissionais das forças de segurança.

Na manhã desta quarta-feira (10/03), na sede da SSPDS, foi a vez de profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) receberem orientações sobre o Status. O encontro faz parte do Ciclo de Capacitações que a Supesp realiza em 2022.

“Têm sido interessante esses encontros que vem acontecendo ao longo desse ano. Dessa forma a gente pode auxiliar as vinculadas a otimizarem recursos. Nesse treinamento, a gente focou nas áreas de maior índice de incêndios de vegetação em Fortaleza. Assim revelamos o poder do Status pro Corpo de Bombeiros mapear esses locais de ocorrências. No caso da Pefoce, foi mostrado um trabalho com estatísticas de CVLI, que a ferramenta oferece, e como os profissionais podem ter acesso a ela”, destacou Thiago Oliveira, assessor da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Geesp/Supesp).

O capitão do CBMCE, Vilmar Castro, explicou que as estatísticas de ocorrências e ações atendidas pelos Corpo de Bombeiros são repassadas para Supesp, por meio do Controle Operacional Diário (COD), mas reconhece que o treinamento voltado para o Status, incrementará os resultados do CBMCE. “Não resta dúvidas que toda capacitação dos profissionais da SSPDS, com informações que venham a ajudar nas operações, sempre é muito interessante. Essas informações geram estatísticas e ajudam na tomada de decisões”, afirmou.

O Coordenador de Tecnologia da Informação da Pefoce, João Esmerino de Mesquita, lembrou que as reuniões entre as vinculadas são realizadas constantemente com objetivo de pontuar melhorias nas ferramentas tecnológicas e traçar metas para a segurança pública do Ceará. “Acho importante ter essa multiplicação de conhecimentos. Apesar de já conhecer o Status, é bem conveniente estar se aprimorando. Estou nesse treinamento para gente levar para Pefoce e repassar por lá. É um sistema que oferece vários recursos, voltados para estatística, principalmente área criminal e lógico tem as informações que dizem respeito à Pefoce e isso nos conduz a melhor planejar nossas ações”, declarou o coordenador.

Sobre o Status

O Status é uma ferramenta de inteligência analítica para dados criminais, que utiliza ciência de dados, estatística, geoprocessamento e inteligência artificial. O foco é subsidiar as ações das forças de segurança que necessitam de estatísticas geograficamente localizadas.
Além disso, o sistema tem entre suas funcionalidades: uso de estatísticas; uso de base de dados criminais; uso de cenários; uso de bordas; apresentação visual de ambiente; análise de dados criminais; mancha criminal; análise por tipos de eventos; análise por tipo de locais; análise por série temporal.