Supesp visita Corpo de Bombeiros pelo Ciclo de Encontros e Capacitações de 2022

26 de fevereiro de 2022 - 15:52 # # # #

Com o objetivo de entender as principais necessidades tecnológicas e estatísticas dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), bem como ampliar o armazenamento de dados cruciais para segurança pública e municiar as decisões e estratégias adotadas nessa área, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou mais um Ciclo de Encontros e Capacitações. Os encontros, coordenados pelo superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, aconteceram na Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na Polícia Militar do Ceará (PMCE) e finalizaram, nessa quinta-feira (24), na sede do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“Tem muitas atividades do Corpo de Bombeiros que trazem dados preciosos para Supesp. Uma vez que temos esses dados, nossos cientistas e avaliadores podem transformar em informações úteis para os gestores de segurança darem as melhores diretrizes e também para diversas atividades do dia a dia”, declarou Helano Matos. O trabalho de análise científica, armazenamento de dados e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que a Supesp realiza há quase quatro anos, perpassa pela aproximação constante com as demais vinculadas à SSPDS.

Foco nas atividades do Corpo de Bombeiros

A Supesp entregou ao CBMCE, em 2021, 361 relatórios entre dados, estudos, análises e estatísticas que impactam diretamente nas tomadas de decisões das operações diárias. Segundo o gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Geesp/Supesp), Franklin Torres, há uma tendência no Brasil de os dados estarem voltados para indicadores criminais, embora no caso do CBMCE existam outros tipos de ocorrência como salvamento, incêndios, buscas e vistorias. “A nossa visita é para ouvir o que cada vinculada precisa. O que é que os bombeiros precisam da gente? Algumas coisas que a gente pensava eles realmente querem e o pensamento convergiu e sobre outras demandas deles que a gente não sabia, ouvimos e vamos definir os produtos que vamos gerar”, explicou o gerente.

Na ocasião, ficou definido que será criado um painel dinâmico das necessidades específicas dos bombeiros para que haja mais controle sobre os números, de forma online e com atualização automática, a fim de facilitar a operacionalidade da corporação. “Isso é trabalho integrado. A partir do momento que temos nossa experiência com o Corpo de Bombeiros e encontramos a Supesp que tem a capacidade técnica de desenvolver sistemas e procurar parcerias no mundo acadêmico, a gente pode melhorar cada vez mais o atendimento à sociedade cearense. O processo de tomada de decisão necessita de informações. O nível de estatística que a gente pode desenvolver com a Supesp vai facilitar a atuação do bombeiro militar numa ocorrência e para desenvolvermos estratégias”, reconheceu o coronel comandante-geral do CMBCE, Ronaldo Roque de Araújo.

O encontro teve a presença do coronel do CBMCE e assessor da Supesp, Ricardo Catanho; de representantes de órgãos estratégicos do CBMCE; do comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), tenente-coronel Wagner Maia; do assessor de Desenvolvimento Institucional, tenente-coronel Tarso Leite; e o subcomandante da Defesa Civil, major Marcelo Sampaio.

O Sigo como destaque

Premiado internacionalmente em 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na categoria “Monitoramento e Avaliação: Províncias e Estados, o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo) é uma ferramenta cearense desenvolvida, em 2019, pela Supesp para auxiliar na operacionalização de recursos pelo CBMCE. O sistema é um resultado do diálogo constante da Supesp com o CMBCE.

O Sigo apresenta um uso intuitivo, permite aos operadores da Ciops elaborarem rotas otimizadas entre as unidades do Corpo de Bombeiros e os sinistros e entre os sinistros e os hidrantes circunvizinhos. O Sistema informa, também aos bombeiros, o poder operacional de cada unidade, calculando-se antecipadamente as dimensões das vias ao redor do local do sinistro, que comportam as viaturas de grande porte, permitindo o melhor gerenciamento de cada ocorrência. O resultado é a otimização do atendimento e a resolução de problemas.