Supesp inicia ciclo de encontros e capacitações com as forças de segurança

25 de fevereiro de 2022 - 10:28 # # # #

Dando continuidade ao trabalho de capacitação e compartilhamento de dados, sistemas e tecnologias com as forças e gestores de segurança público do estado do Ceará, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) inicia mais um ciclo de encontros com coordenadores de várias vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

A mobilização, segundo o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, faz parte de estratégia para o incremento do acesso aos sistemas, dados, tecnologias e estatísticas pelos agentes de segurança e tomadores de decisão do setor, e que acontece desde o ano de 2021. Na ocasião, o superintendente, acompanhado dos diretores e gerentes da Supesp, visitaram o Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), comandos da PMCE, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), entre outras vinculadas e setores.

Em 2022, as visitas começaram na sede da superintendência da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) na última terça-feira (22), com o objetivo de entender o que as forças de segurança e gestores tem a sugerir para incrementar as tecnologias criadas pela Supesp, a fim de fortalecer a Segurança Pública do Estado e consolidar a redução dos indicadores de criminalidade. Na sede da PC-CE, os delegados-diretores assistiram a uma apresentação do superintendente da Supesp, que explicou como são desenvolvidas as atividades, por meio de ferramentas tecnológicas, armazenamento e divulgação de dados, pesquisa e estatística.

Segundo Helano Matos, essa é uma oportunidade muito importante para ouvir os tomadores de decisões e os agentes operacionais, que estão em contato direto com a realidade das ruas. “Fomos um dos destaques em todo o Brasil, no ano de 2021, com a redução de 18,3% no número de homicídios, segundo dados do Monitor da Violência e entidades que mapeiam os dados criminais em todo país. Somos referência nacional nesse assunto, justamente por políticas públicas integradas, investimento em tecnologia e sistemas e capacitação das polícias”, explicou Helano Matos.

O gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Geesp/Supesp), Franklin Torres, lembra que sempre surge algo novo quando o assunto é a utilização das ferramentas tecnológicas, principalmente quando a conversa é feita em conjunto. “A nossa principal base de dado é o SIP3W, então é fundamental a gente ter uma boa relação com a PC, porque precisamos entender bem da base, bem como as nuances. Então essa proximidade facilita até mesmo para operações policiais”, afirmou Franklin.

Legado

No ano de 2021 foram gerados pela Supesp 784 documentos somente para PC-CE, no intuito de otimizar as investigações policiais e incrementar a prevenção à violência. “Todas as nossas operações são baseadas em cima de estudos científicos que são realizados pela Supesp. É um órgão de segurança que a gente considera indispensável para o trabalho de investigação, pois nos tira do achismo. Diria que é a era científica nos acompanhando pra gente vê a necessidade de fazer ajustes, reorganizar alguma operação ou seguir no mesmo rumo”, afirmou o delegado-geral da PC-CE, Sérgio Pereira.