Áreas onde estão bases do Proteger têm redução média de 33,7% em mortes violentas em 2021

4 de fevereiro de 2022 - 14:16 # # # # #

O trabalho do policiamento de aproximação com a comunidade e de prevenção de crimes desenvolvidos como parte do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger) resultou na redução média de 33,7% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e de 15,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), em 2021, se comparado a 2020. O Proteger é uma iniciativa idealizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), executada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e monitorada pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

As estatísticas compiladas pela Supesp são obtidas a partir de ocorrências registradas em áreas localizadas a até 500 metros das bases do Programa. Enquanto em 2020 aconteceram 184 CVLIs nas regiões próximas às 35 bases, em 2021, o número de vítimas reduziu para 122. Já os CVPs, diminuíram de 1.257, em 2020, para 1.064, no ano passado. O Programa está presente em comunidades da Capital e dos municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, situados na Região Metropolitana de Fortaleza. A escolha dos locais de implantação se dá a partir do cruzamento de vários indicadores criminais e sociais, entre eles o CVLI e o CVP.

Para o secretário da SSPDS, Sandro Caron, os dados apresentados confirmam o que vem ocorrendo, quando o assunto é redução de criminalidade, auxiliada pela execução do Proteger em áreas vulneráveis. “A partir do uso de tecnologias, estratégias e sistemas aplicados à segurança pública, como é o caso do sistema Status (Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança, que consiste no uso de inteligência analítica para dados criminais, utilizando a ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial), e o empenho dos profissionais de segurança temos conseguido obter bons resultados”, ressaltou o secretário Sandro Caron.

O Proteger como estratégia

Ocupação de território, aproximação comunitária, diálogo, aplicação da lei são atividades constantes realizadas por policiais militares que compõem as bases do Proteger. Os PMs são peças fundamentais nessa política de segurança pública implementada e coordenada pela SSPDS.

O Proteger tem como principais filosofias de atuação a integração das forças de segurança e a aplicação de pesquisas e tecnologias para o mapeamento de áreas, a partir do que apontam os indicadores criminais. O trabalho estratégico da Supesp-CE vem criando o diagnóstico a partir desse mapeamento com sistemas, estudos e pesquisas, necessários para atuação policial.