Estudantes de TI visitam instalações da Supesp/SSPDS

29 de novembro de 2021 - 15:06

Encerrando a programação do I Seminário de Pesquisa e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública, estudantes de Tecnologia da Informação (TI) participaram de uma visita às instalações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), na manhã desta segunda-feira (29). O objetivo é aproximar estudantes e técnicos da realidade de pesquisas, estudos e sistemas que são desenvolvidos pela instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e como são aplicados na área da segurança pública no estado do Ceará.

Participaram da visitação 16 estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Centro Universitário Farias Brito (UNI FB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Fortaleza). O encontro aconteceu no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos da SSPDS e reuniu o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, a diretora de Pesquisa e Avaliação de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Manuela Cândido, o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres, o policial civil e assessor técnico da Dipas, Raif Carneiro, a professora doutora Emanuele Marques, Cientista-chefe da SSPDS; e o diretor de Estratégia e Segurança Pública (Diesp/Supesp) e capitão da Polícia Militar (PMCE), Anderson Duarte, além da assessora técnica, Talita Araújo, também da Diesp.

Na ocasião, o superintendente Helano Matos reforçou a importância desse intercâmbio entre o conhecimento acadêmico e os profissionais da área de segurança e de desenvolvimento de pesquisas, estratégias e estatísticas em segurança pública. “É muito bom para os estudantes observarem na prática como são utilizados os sistemas e as inovações para este segmento”, reforçou o superintendente. Também foram apresentadas pelo assessor da Dipas, Raif Carneiro, a simulação de sistemas como o Cerebrum (Big Data), que reúne vários bancos de dados para análise criminal e estatísticas por parte das polícias e o Sispen, que diz respeito aos dados do sistema penitenciário.

Conhecimento

Para Francisco dos Santos Silva, aluno do mestrado de Engenharia Elétrica da UFC, a visita e a apresentação foram muito interessantes, porque ele está no desenvolvimento de uma das plataformas e é importante saber de que forma todo esse conhecimento é utilizado. “É importante ver como é utilizado o sistema das manchas criminais pelos gestores das polícias, como isso repercute na tomada de decisões, no uso de viaturas e nas áreas integradas de segurança – AIS”, explicou Francisco. No caso da estudante de Sistemas e Mídias Digitais, Rafaela Sampaio de Alencar, “conhecer pessoalmente o funcionamento de todo o sistema e sua aplicabilidade na segurança pública é muito informativo, pois pode-se entender os seus melhoramentos necessários”, completa.

A abertura do I Seminário de Pesquisa e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública aconteceu dia 25 de novembro, no auditório da UNI FB, com a presença de representantes da Supesp, do Centro Universitário Farias Brito e estudantes desta universidade, além da participação de profissionais e alunos de TI do Ceará e outros estados como São Paulo. Segundo o policial civil e assistente da Dipas, Raif Carneiro, a realização do evento foi de fundamental importância para apresentar as principais tecnologias da SSDPS e desmistificar o trabalho policial, sobretudo, no que tange aos trabalhos de inteligência.

“Neste evento as ferramentas foram demonstradas na prática seguindo as principais técnicas empregadas pelos agentes de segurança pública na elucidação de crimes. Além disso, foram abordadas as tecnologias empregadas nas inovações tecnológicas em desenvolvimento no âmbito do Programa Cientista Chefe da SSPDS”, ressaltou Raif Carneiro. Ao final, os participantes contemplaram desde o fluxo de desenvolvimento das tecnologias da SSPDS até o emprego dessas pelos agentes de segurança pública.