Assessor técnico da Supesp ministra disciplina de Manutenção Básica de Drones na Aesp

7 de outubro de 2021 - 17:30 # # # # #

Policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos criminais e guardas municipais do município de Sobral participam, nesta sexta-feira (08), da disciplina “Manutenção Básica de Drones”, que é parte do cronograma do Curso de Operador de Drone voltado para Segurança Pública, realizado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A disciplina será ministrada pelo assessor técnico da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Raif Carneiro, que também é engenheiro de telecomunicações.

A disciplina terá duração de oito horas e o curso está na 5ª edição. Pela segunda vez, o assessor da Supesp participa do time de professores. “Essa disciplina é muito interessante, porque vamos ensinar basicamente como funciona um drone por dentro. A ideia é que no final do curso, o aluno consiga montar e desmontar um drone, sem problemas”, explicou Raif Carneiro.

O convite para dar aula no curso surgiu após um trabalho de mestrado patenteado pelo próprio Raif sobre segurança de voo com drones. “Desenvolvi um estudo onde mostro que é possível voar e colocar em solo o drone com segurança, mesmo que um dos quatro motores quebre”, afirmou.

Segundo o assessor, na primeira aula os alunos receberão um drone desmontado para que aprendam as funcionalidades de cada peça. Além de entender sobre os componentes técnicos de um drone, os alunos vão aprender sobre dinâmica de voo e manutenção, em caso de problemas em meio às operações de segurança. “Os agentes de segurança sabendo resolver os problemas com o equipamento, em meio a operação, garante mais efetividade das ações”, concluiu Raif Carneiro.

Drone amigo da Segurança Pública

A visão privilegiada é uma das razões que levam o drone a ser considerado equipamento fundamental em operações de segurança pública,. Outra razão é a capacidade de alcance para mapear alguns tipos de territórios menos acessíveis, utilização o equipamento como forma de planejar uma operação futura, gravar imagens em 4k, fazer fotografias, além de diminuir custos, substituindo muitas vezes o helicóptero.

Mais sobre o curso

O curso de Curso de Operador de Drone voltado para Segurança Pública, que tem uma carga horária de 44 horas/aula, visa aprimorar o desempenho dos agentes em operações com a utilização de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System), os populares drones. Durante o treinamento, os alunos participam de aulas teóricas de Legislação Aplicada ao Uso de RPAS, Operação de RPAS e Segurança de Voo, até instruções práticas de Manutenção Básica de RPAS, Fotografia e Filmagem Aérea.

Segundo o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Alves de Abreu, o curso promovido pela Academia vem para reforçar as inovações tecnológicas implementadas pela SSPDS. “A Secretaria da Segurança Pública vem investindo bastante em novas tecnologias e inteligência artificial, mas para obtermos bons resultados é essencial que os servidores da segurança pública estejam habilitados para operar essas inovações. Para isso, a Aesp tem promovido diversos cursos de videomonitoramento, sistema de informações policiais (SIP3W), de interceptações de sinais e de inteligência policial, buscando sempre colaborar com a política de segurança do Estado”, pontuou Clairton.