Supesp promove encontro com Núcleo de Estratégia da Polícia Federal

28 de junho de 2021 - 11:25

Dando continuidade às ações de integração e intercâmbio com setores e instituições ligados à segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), por meio do superintendente Dr. Helano Matos, esteve reunida com o chefe do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal, Erich Adam (foto abaixo em destaque) O encontro virtual teve a finalidade de aproximar as informações estratégicas na área de pesquisa, investigação e tecnologias aplicadas na área da segurança pública no Estado do Ceará.

Durante cerca de uma hora, o Dr. Helano Matos apresentou as principais ações e tecnologias disruptivas que vêm sendo desenvolvidas ou monitoradas pela Supesp, como é o caso do Agilis, ferramenta que amplia o alcance de dados do videomonitoramento, expandindo e tornando mais eficaz as informações sobre tipificação de crimes, autoria e o trabalho das polícias nas investigações e prisões de acusados. A videoconferência aconteceu na última terça-feira (22).

O Agilis foi desenvolvido numa parceria público-privada com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), na qual a Supesp ficou responsável pelo estudo de viabilidade técnica, acompanhamento do desenvolvimento da tecnologia e gestão do ciclo de desenvolvimento do software.

Inovação

Para o Dr. Helano Matos, essa troca de experiência e informações é muito importante para o aprimoramento do trabalho de um órgão como a Supesp, que atua com ferramentas de inovação, tecnologia, conhecimento e pesquisa. “A Polícia Federal é uma referência nessa temática, e a Supesp, em pouco tempo, já apresenta resultados muito satisfatórios na área da segurança”, explica o superintendente, destacando que, somente em maio, a queda de 55% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), resultado dessas ações integradas entre a SSPDS e Supesp, que tem como filosofia de trabalho segurança pública baseada em evidências.

O chefe do NGE da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, Erich Adam, ressaltou durante a videoconferência a visibilidade que a Supesp vem dando aos dados e índices de transparência ligados à segurança pública. “Essa qualificação de informações, de dados, da estatística à elaboração de diagnósticos, é determinante para o trabalho de prevenção e combate à criminalidade”, pontuou. Na próxima quarta-feira (30), a Supesp recebe a visita do presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos de Almeida Camargo