Supesp realiza aula inaugural para alunos do CPRaio e do Copac da PMCE

2 de julho de 2024 - 12:53 # # # # #

Com o tema Policiamento Ostensivo e o Crime Organizado Transnacional, aconteceu, na tarde desta segunda-feira (1º/07), a aula inaugural para duas turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – Turma I – para pilotos do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio e às Comunidades para policiais do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE.

A aula aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e foi ministrada pelo gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Franklin Torres. Com elaboração do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, o estudo pretende apresentar um diagnóstico da geopolítica do crime organizado, sua ocupação e movimentação dentro do sistema financeiro e a relação com o tráfico transnacional de drogas.

A aula contou com a presença do diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto, do tenente-coronel PM Joaquim de Oliveira, comandante do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do tenente-coronel PM Mendes, comandante do Copac.

O Curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades busca fixar, atualizar e ampliar os conhecimentos da turma voltados para policiamento preventivo especializado com foco na atuação em territórios que exigem gestão de risco mais incisiva em prol da segurança dos residentes. Já o Curso Especial de Policiamento com Motocicletas tem o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para a execução de operações de segurança pública, abrangendo atividades como patrulhamento tático urbano e escolta de pessoas e valores, além de suporte a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

Cidadania

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, cumprimentou os alunos trazendo as boas-vindas da instituição. Filho de policial militar, ele disse estar feliz pelo momento não apenas como gestor, mas como cidadão. “Quando a gente pensa no policiamento efeito pelos policiais do Raio e do Copac, não falo como diretor-geral ou como delegado de polícia, mas como cidadão, nós automaticamente nos remetemos a duas palavras: eficiência e credibilidade. Isso é muito importante para o povo que está lá fora”, frisou.

Para o gerente de Estatística da Supesp, Franklin Torres, contribuir para formação dessas turmas é um privilégio e uma grande responsabilidade, por serem tropas que atuam em áreas sensíveis e estratégicas e diretamente ligada às comunidades, seus anseios, problemas. “A Supesp é uma grande parceira das nossas vinculadas da segurança e a Aesp é uma referência nacional na formação das polícias. Estar presente nesse momento reforça o compromisso da superintendência com os profissionais que estarão na rua e com a segurança da população cearense”, reforçou o gerente.

Fonte e fotos: Ascom Aesp