Supesp participa de seminário Tecnologia de Drone e Segurança Integrada

24 de maio de 2024 - 11:20 # # # #

Com abordagem sobre a tecnologia drone e segurança integrada, colaboradores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), participaram do Seminário DroneShow Robotics 2024, realizado em São Paulo, com o objetivo de elaborar projetos para Municípios Inteligentes e Segurança Privada Colaborativa e sua Aplicação no setor público.

Além de técnicos, fabricantes e importadores de drones, tecnologia embarcada, robótica, sistemas autônomos, o evento contou com a presença de representantes de instituições reguladoras como Anac Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Ministério da Defesa e Mapa Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para os geógrafos das diretorias de Pesquisa e Estratégia, Dipas e Diesp, da Supesp, o seminário é um intercâmbio de conhecimento essencial para o uso de novas plataformas e tecnologias do drone em vários segmentos do trabalho e da sociedade e sua integração com a segurança pública. “Estar conectado com essas transformações tecnológicas é decisiva para a melhoria do serviço que prestamos na segurança, na proposição de políticas públicas”, disse o assessor da Dipas Eudázio Sampaio.

Um dos painéis teve a mediação de especialista em cursos de formação e aperfeiçoamento nos setores público e privado, graduado em direito, instrutor de segurança de autoridades, mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, coronel da reserva Paulo Ramalho. “Por vezes observa-se a dificuldade de gestores públicos e privados ao escolher a melhor solução de drones e tecnologia embarcada para segurança, que seja aderente aos processos e sistemas existentes, e que entregue os melhores serviços aos seus munícipes e clientes”, destacou o especialista.

Pioneirismo

Na vanguarda do uso das tecnologias e inovações aplicadas à segurança pública no país, a Supesp tem incrementado cada vez mais a participação dos seus técnicos e colaboradores em cursos, seminários, intercâmbios, visando o aperfeiçoamento das suas atividades. Para o geógrafo Flávio Moreira, essa é uma experiência estratégica em nossa atividade desenvolvida no órgão e na SSPDS. “Aqui dialogamos com os melhores profissionais, trazemos nossa expertisse, conhecemos o que é feito de melhor no país e no mundo, e isso é um diferencial no produto final”, enfatizou Flávio, assessor da Diesp.