Supesp participa de abertura de Seminário do Programa Educacional de Resistência às Drogas da PMCE

22 de fevereiro de 2024 - 16:44 # # #

Uma ação importante para prevenção ao uso de drogas e à violência e de incentivo à cultura de paz, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) teve o primeiro dia de seminário de formação de agentes de segurança realizado nesta quinta-feira (22/2). O evento acontece, no auditório do Bloco II, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

 

A abertura do evento contou com a participação do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, que destacou o importante trabalho de integração, prevenção à violência e criação de uma cultura de paz entre crianças e jovens, realizado pela PMCE em todo o estado. “É um esforço e uma luta diárias, um trabalho voluntário que é preciso não só elogiar, mas dar todo nosso apoio pra seu fortalecimento e crescimento. Já vi de perto a influência positiva desse programa e seus resultados multiplicadores”, frisou o superintendente.

O Proerd é um programa de prevenção aplicado pela Polícia Militar do Ceará nas escolas públicas e particulares em todas as macrorregiões do nosso estado. A formação de 28 policiais militares, intitulada instrutores sociais, visa a humanização e a sensibilização desses agentes para o programa, que já completa 22 anos de existência no Ceará, com a adesão de 140 municípios e em parceria com todas polícias militares do país. A ferramenta educacional brasileira tem como base o Dare, programa educacional norte-americano criado pela professora e psicopedagoga Ruth Rich, em conjunto com chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles Daryl Gates em 1983.

Segundo o coordenador do Proerd no Ceará, tenente coronel PM Jansen Braga, a meta é atingir um milhão de crianças e adolescentes beneficiadas até 2026, sendo 100 mil nos próximos três anos. Apesar do foco ser a prevenção às drogas, os instrutores atuam, ainda, com a questão de situações como prevenção ao suicídio, bulling e outros temas. “Além dessa realidade das drogas, nós procuramos identificar nas comunidades várias formas de integração, justamente para ter sucesso na abordagem do problema e sua solução. Então, o policial é treinado para fazer essa interação, a escuta ativa, entre outras dinâmicas, como encontros com pessoas mais idosas, como parte de outra iniciativa da PMCE, o Programa de Vida Segura e Saudável”, explica o coronel.

Gestão

Na abertura do evento, uma das palestras realizadas foi com a psicopedagoga Marta Porto. No dia de encerramento do seminário, nesta sexta-feira (23/2), serão discutidos índices de avaliação da gestão de qualidade do programa, com palestras de profissionais do setor.