Supesp participa de audiência pública na Alece sobre ‘desafios e políticas públicas de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Ceará’

31 de agosto de 2023 - 15:30 # # # # #

Representantes da Diretoria de Pesquisa e Avaliação (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira (30/08), em audiência pública, que marcou o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados e foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por requisição da secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, e da parlamentar, Jô Farias. A solenidade contou com a participação de representantes do Comitê de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e a ação faz parte da Campanha de Apoio aos Familiares de Pessoas Desaparecidas.

O Ceará é pioneiro na criação do comitê, que atua no enfrentamento do problema, tendo implementado uma política pública de ampla divulgação de banners de desaparecidos em telões de ruas na cidade de Fortaleza, além de dois projetos de lei (152/23 e 809/23), de autoria da deputada estadual Jô Farias, que ampliam a cobertura dessa divulgação por outros meios e promove o amparo aos familiares de desaparecidos.

A audiência pública contou com a participação da delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Tereza Cruz, representando o delegado-geral, Márcio Gutiérrez, e foi aberta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Renato Roseno. A secretária dos Direitos Humanos, Dra. Socorro França, também esteve presente e tratou sobre a importância da temática e os trabalhos que a secretaria e o comitê têm feito para dar assistência às famílias. Durante a audiência, familiares que sofrem a ausência de uma pessoa desaparecida, tiveram oportunidade de compartilhar os principais problemas e desafios encontrados no momento de solicitar uma ajuda para solucionar o desaparecimento do ente querido.

“A Polícia Civil está aqui para realizar o melhor trabalho que podemos fazer por essas famílias que aqui encontram-se e todas aquelas que buscam seus entes queridos. Em sete meses, os desfechos das investigações realizadas pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da PC-CE, já realizou a localização de 472 vítimas com vida, correspondendo a 81% do total de ações de janeiro a julho, em Fortaleza”, destacou ela.

Comitê

Além da Supesp, o comitê é composto por órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), Polícia Civil, Pefoce, Secretaria de Direitos Humanos, Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Para o diretor da Dipas, Colombo Cirqueira, a Supesp já promove uma mobilização de suas equipes, por meio do fornecimento de dados à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), agilizando na identificação de pessoas desaparecidas através do DNA mas, segundo ele, essa mobilização cada vez maior é fundamental para solucionar mais casos.  A assessora e economista da Dipas, Priscila Falconeri, também acompanhou a audiência pública.